Cuidador de idosos e serviço de homecare possuem a mesma finalidade? Essa é uma dúvida frequente entre a maioria das pessoas, afinal, qual é a diferença entre os dois?
Pensando nisso, decidimos te ajudar a escolher o que mais se encaixa as suas necessidades.
O que faz o homecare?
O homecare humaniza os cuidados de pacientes que ainda precisam de cuidados especiais que podem ser aplicados em casa. Isso não significa que este serviço substitui a internação hospitalar.
Basicamente, com o homecare o paciente vai receber cuidados básicos de hospital, só que com os profissionais a sua casa, como administração de medicamentos via endovenosa, exercícios especializados de fisioterapia e fonoaudiologa, coleta de exames e outros.
Em casos de pacientes mais graves, este serviço também oferece equipamentos mais avançados, como gastrotomia e traqueostomia.
O que faz o cuidador de idosos?
Por mais que o cuidador tenha feito cursos e formações para exercer este cargo, o profissional não possui habilitação para exercer as atividades de um enfermeiro, que é a função dos profissionais do homecare.
Sendo assim, a contratação de um cuidador é um cuidado extra que você pode oferecer ao idoso em situação de internação domiciliar. Neste caso, o profissional cumprirá as funções mais relacionadas ao bem- estar do paciente, como:
- Cuidar da higiene pessoal;
- Cumprir os horários das medicações prescritas pelo médico;
- Manter o ambiente limpo e adequado para a permanência do paciente;
- Fazer companhia em consultas e outros…
Lembrando que em casos sem muita gravidade, onde o paciente só precisa tomar medicações via oral, os cuidadores podem exercer as atividades sem o home care.
Quais as diferenças entre contratar cuidador de idoso e serviço de home care?
Como citado acima, o cuidador de idoso não é habilitado para exercer funções médicas ou de enfermagem, a não ser que ele possua tal formação. Caso contrário, é o serviço de homecare que ficará responsável pelas sessões de fisioterapia, aplicação de medicamentos por via endovenosa e outros.
Qual a formação profissional?
Existem formações de cuidadores de idosos, onde o profissional aprende as formas básicas de lidar com um paciente em situação vulnerável, além de primeiros socorros. Porém, essas habilidades não são necessárias para aqueles que estão em situação de home care.
Para exercer essa profissão é necessário ter mais de 18 anos, ensimo médio completo e um curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).
Sendo assim, os profissionais desse nicho precisam estar ligados à área da saúde, ou seja, ter formação técnica ou universitária em enfermagem, medicina, psicologia, nutrição, fisioterapia e outros. Além de precisar ter um registro nos conselhos COREM (Conselho Regional de Enfermagem) e CRM (Conselho Regional de Medicina).